É mais um blog sobre reeducação alimentar, sobre exercício físico, sobre aprendizagens, sobre como perder peso e ganhar saúde. É mais um blog sobre como crescer mais um bocadinho e ser-se mais feliz.
domingo, 24 de agosto de 2014
Pão sem glúten
Aqui há uns anos, por problemas de saúde, durante uns meses, retirei o glúten da minha alimentação e o que eu descobri é que as alternativas ou são caríssimas ou não têm propriamente o sabor mais agradável do mundo, sobretudo quando se refere a pão.
Resolvi investir novamente nesta experiência de retirada do glúten da alimentação e descobri uma receita de pão muito fácil de fazer, que fica muito saborosa. É uma boa solução para quem quiser deixar o trigo, a cevada, o centeio e a aveia (sim, a aveia também tem glúten, não se iludam).
Receita:
2 chávenas de chá de farinha de arroz;
2 chávenas de chá de polvilho doce;
1 colher de sopa de sal;
1 1/2 colher de sopa de fermento biológico instantâneo (ou de padeiro);
1/2 chávena de chia (ou outras sementes à escolha);
3 colheres de sopa de azeite;
3 colheres de sopa de açúcar mascavado (perfeitamente dispensável);
1 chávena de água morna;
Misturar a farinha de arroz, o polvilho doce, a chia, o azeite, o fermento, o sal, o açúcar mascavo e a água. Sovar um bocadinho a massa.
Colocar a massa numa forma untada tipo bolo inglês. Tapar com um pano e deixar crescer por 40 minutos e assar por 35 minutos em forno médio.
O meu pão não cresceu porque a receita só falava em fermento biológico instantâneo e eu achei que o normal dos bolos (sem glúten) teria o mesmo efeito. Claro que não. Não cresceu, ficou massudo e ficou doce, por isso é que, para mim, o açúcar é dispensável. Mas é muito bom, sobretudo quando comparado com outros sem glúten que já tentei fazer em casa ou que já comprei. E faz-se num instante.
Farinha de arroz e polvilho doce encontra-se facilmente no supermercado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário