quarta-feira, 23 de julho de 2014

Konjak... a massa milagrosa que não engorda.

Prometi-vos que vos falaria desta massa milagrosa que não engorda, de origem japonesa, que é conhecida como  «O Shirataki de Konjac».
E o que é então o Konjac?
O Konjac é uma raiz utilizada na alimentação tradicional japonesa há mais de 2000 anos sob a forma bruta ou transformada.
Esta planta parece uma grande beterraba e pode pesar até 4 kg. Cultivada na Indonésia e no Japão como legume, o konjac cresce em zonas montanhosas em altitude onde o ar e o solo continuam virgens de qualquer poluição.
Desconhecido no ocidente, este alimento é, na Ásia, tão popular como o arroz.
Na Coreia do Sul, os bolbos são  consumidos como as batatas e, no Japão, permitem confecionar bolachas, bolos secos ou ainda aletria de «konnyaku» igualmente designada de «Shirataki» que encontramos facilmente em todos os supermercados locais.
Nos costumes asiáticos, a farinha de konjac é um ingrediente culinário que se emprega desde tempos imemoriais. Nestes países, conhecem-se há muito tempo os benefícios das fibras na saúde, desta feita, o konjac pertence à família das fibras solúveis, assim como o farelo de aveia.  

E agora coisas práticas. Porque é que o Konjac não engorda? Porque não tem hidratos de carbono. A bem dizer, nutricionalmente, é bastante pobre, mas tem a seu favor ser rico em fibras solúveis, não ter glúten e dar muito jeito para quem faz uma dieta pobre em hidratos de carbono e sente, de vez em quando, um desejo insaciável por massa.

Há várias variedades: fettuccine, penne, spaghetti, noodles, arroz e  lasagna, Só não experimentei os noodles que não sou fã, nem a lasagna, mas já consta da despensa para experiências.
É cara. Custa cerca de 2.99€ e encontram-se no Celeiro, no Continente e no Jumbo. Se preferirem o supermercado japonês também encontram, mas mais cara.
Se são boas? Depende. Não estejam à espera que saibam às massas a que estão habituados. Para já têm uma textura estranha, porque elas já vêm cozinhadas, e sabem a... lulas. É preciso lavá-las bem, deixando-as em água corrente por uns 3 minutos. Depois juntem-nas a algo que cozinhem com molho, deixem-nas incorporar no molho, apurar no molho e vão ver que vão gostar. É uma questão de hábito.
Amanhã ponho uma receita com uma massa konjac. :)

Um comentário:

  1. Olá :)
    ja experimentei essa massa penne konjac dessa mesma marca e adorei :)
    Nao tem o sabor tipico da massa normal mas tem uma textura consistente e é livre de sabores activos. gostei mesmo e nao me desiludiu em nada! :D
    beijinhos

    ResponderExcluir