sexta-feira, 18 de julho de 2014

Bruschetta de beringela.


Tradicionalmente a bruschetta é feita com pão tostado no forno com azeite e alho, ao qual se pode juntar tomate, cebola, presunto, queijo mozzarella, etc.
Aquilo que vos trago é uma versão de bruschetta mas feita com fatias generosas de beringela. É uma refeição simples e leve. Ideal para o jantar ou para entrada num jantar de amigos.

Bruschetta de beringela:



1 beringela grande;
1 tomate;
presunto sem gordura;
queijo mozzarella;
azeite q.b.
sal q.b.
óregãos q.b.

Cortam-se as beringelas longitudinalmente, com casca, em generosas fatias e dispõem-se num tabuleiro forrado com papel vegetal. Fazem riscos com um garfo para que absorvam os sabores e percam um pouco da sua água. Por cima dispõem-se rodelas finas de tomate. Tempera-se com um fio de azeite, uma pitada de sal (não muito, por causa do presunto) e óregãos e vai a cozinhar no forno, a 200º, por 20/25 minutos. Passado este tempo, retira-se o tabuleiro, coloca-se uma fatia de presunto por cada uma das fatias de beringela, polvilha-se com queijo mozzarella a gosto, tempera-se com mais uma pitada de óregãos e volta ao forno a gratinar.
O presunto pode ser substituído. Pode só ser usado o queijo e por cima colocar outras guarnições, como atum, sardinhas enlatadas... é estranho mas a mistura de sabores é ótima. É só ir experimentando. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário